Mapa do Site
Dailymotion
YouTube
Instagram
Sobre o site
Arquivo criado e organizado por
Aladim Miguel
Todas as fotos contidas neste site são para fins de divulgação.
Dúvidas e esclarecimentos

As Cartas de Chico Xavier

LINHA DIRETA – JUSTIÇA dá continuidade á série jornalística sobre os crimes que marcaram a história do Brasil. O programa mostra três casos em que as cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier transformaram-se em provas para esclarecer crimes. A justiça aceitou as cartas, com mensagens das vítimas mortas, como provas legais e livrou da cadeia três acusados de assassinato.

Episódio: “As Cartas de Chico Xavier”
Apresentação: Domingos Meirelles
Narração: Nina de Pádua
Direção: Edson Erdmann
Direção Geral: Milton Abirached

Gracindo Júnior como Chico Xavier.

1º Caso

Elenco:

Sura Berditchevsky
Cláudio Heinrich
Carlos Bonow
Alexandre Schumacher
Augustinha
Henrique
João Batista
Juiz Orimar Pontes

O primeiro caso a ser mostrado no programa é o de um rapaz de Goiânia que morreu com um tiro durante uma brincadeira de roleta russa. Henrique Emmanuel Gregoris tinha um revólver, para preocupação de dona Augustinha, sua mãe. Ele foi atingido pelo amigo João Batista França e o caso foi registrado pela polícia como homicídio culposo, ou seja , ao dar o tiro, o amigo de Henrique não teve a intenção de matar.

No dia seguinte à leitura da sentença pelo juiz Orimar Pontes, que absolveu João França, dona Augustinha recebe a inesperada visita de Chico Xavier. O médium estava levando uma mensagem de Henrique para a mãe: “avise minha mãe para suspender o processo contra João França. Ele é inocente e essa história toda tem prejudicado o meu crescimento espiritual”.

2º Caso

Elenco:

Lucélia Santos
Pedro Neschling
Márcio Kieling
Cyrano Rosalem
Dejanira
Maurício
José Divino
José Henrique

A segunda história e sobre o jovem Maurício Garcez Henrique, que também morreu com um tiro disparado acidentalmente por seu amigo José Divino Nunes. Divino aperta, sem querer, o gatinho quando vai sintonizar uma estação de rádio. O disparo foi fatal.

Dejanira e José Henrique, pais de Maurício, ainda estavam em estado de choque quando recebem a visita da mãe de Henrique, o jovem morto na roleta russa, três meses antes. Augustinha leva para o casal alguns livros espíritas com mensagens de conforto e esperança. Depois de algumas leituras, Dejanira e José Henrique resolvem visitar o médium Chico Xavier, passando a freqüentar as reuniões espíritas. E, somente quando recebem a primeira carta psicografada, com mensagens de Maurício, perdoam José Divino.

Enquanto isso, a polícia continuava investigando o caso. Os peritos concluíram que a versão de disparo acidental dada pelo acusado, José Divino, poderia ser aceita. Coincidentemente, o caso foi parar nas mãos do juiz Orimar Pontes, que já tinha absolvido outro réu a partir de mensagens psicografadas pelo médium Chico Xavier.

3º Caso

Elenco:

Dig Dutra Gleide

A terceira história é a da ex-miss Campo Grande Gleide Maria Dutra. Assim como nos outros dois casos anteriores, Gleide também morreu com um tiro acidental em 1985. A arma de seu marido João de Deus disparou quando ele foi retirar o cinto de sua calça. O tiro atingiu Gleide no pescoço. Ele foi a julgamento e acabou sendo absolvido. Mais uma vez o juiz foi influenciado por uma carta da vítima psicografada por Chico Xavier.Cinco anos depois, João foi novamente levado a julgamento e condenado a um ano e meio de prisão por homicídio culposo. E como o crime já tinha prescrito, ele ganhou a liberdade.

O programa mostra também depoimentos de personalidades que recorreram ás cartas de Chico Xavier como: Glória Menezes, Nicette Bruno, Nair Bello e Caio Blat.

Exibição: 04 de Novembro de 2004 ás 22:45min.

Produção: Rede Globo de Televisão.

Tema de Abertura: “The Gates of Delirium” – Banda Yes

Lucélia Santos e Gracindo Júnior
« 1 de 8 »

Copyright © Arquivo Lucelia Santos - 2004/2020
Web Designer: João Rocha