Mapa do Site
Dailymotion
YouTube
Instagram
Sobre o site
Arquivo criado e organizado por
Aladim Miguel
Todas as fotos contidas neste site são para fins de divulgação.
Dúvidas e esclarecimentos

A Falecida

Sinopse:

Zulmira, dona de casa suburbana e Tuninho, típico carioca que possui a mais improvável das profissões: desempregado. O casal não têm filhos.
O marido Tuninho possui uma paixão:o Vasco da Gama.
Ele é torcedor fanático. O texto fala sobre a semana da decisão de campeonato quando Vasco disputa a final com o Fluminense. A peça é a trajetória deste casal ao encontro dos seus destinos. Eles são engraçados e em alguns momentos o texto se aproxima da comédia. Zulmira é absorvida pela ideia de uma mulher loura que irá destruir sua vida, como afirmou a cartomante. Procura uma funerária e encomenda para si própria o caixão mais caro. Converte-se de forma radical. Tudo isso exaspera o marido, que sequer desconfia do caixão. Um tom melancólico e brejeiro dos subúrbios desenhado nas personagens ganha destaque. A cena da morte de Zulmira é antológica. Nela a peça começa a mostrar um fundo falso. Zulmira faz uma última revelação, ou melhor, seu último pedido. Pede ao marido que vá à funerária encomendar o seu enterro que deseja ser o mais caro.

Texto de: Nelson Rodrigues

Direção: Marco Antônio Braz

Elenco:

Lucélia Santos
Rodrigo Fregnan
Lara Córdulla
Willians Mezzacapa
Léo Stefanini
Gésio Amadeu
Alessandro Hernandez
Lívia Ziotti
Luciana Caruso
Tatiana de Marca
Claudinei Brandão
Rafael Boese
Jady Forte
Jackie Obrigon
Zulmira
Tuninho
Madame Crisálida
Timbira
Pai / Pimentel
Oromar / 2º cunhado / Doutor Borborema
Chofer / Nelson Rodrigues
Sobrenatural de Almeida
Primeiro parceiro / Segunda vizinha
Segundo parceiro / Outro fulano
Primeiro funcionário
2º funcionário / Fulano / Contra regra
Criança / Primeira vizinha
Mãe

Ficha Técnica:

Direção geral e artística: Marco Antônio Braz
Assistente de direção:  Léo Stefanini
Cenário e adereços: J. C. Serroni
Figurino: Telumi Hellen
Iluminação: Wagner Freire
Trilha: Tunica Teixeira
Imagens e projeção: Andre Hã
Fotos:  João Caldas
Produção executiva: Egberto Simões
Direção e coordenação de produção: Selma Morente e Celia Forte
Produção: Morente Forte Produções Teatrais

Curiosidades:

O espetáculo faz parte do projeto do SESI-SP -Nelson Rodrigues 100 Anos.

Momento histórico na história do teatro brasileiro e na carreira da atriz Lucélia Santos – a eterna musa de Nelson Rodrigues – que depois de 28 anos se reencontra com um texto rodriguiano – seu último trabalho baseado em uma obra do anjo pornográfico foi na minissérie “Meu Destino é Pecar”, da TV Globo em 1984. Pela primeira vez, em 40 anos de carreira, Lucélia Santos protagoniza uma peça de Nelson Rodrigues.

Em 1965, Leon Hirszman dirigiu o filme “A Falecida”, baseado na peça homônima de 1953. Com produção de Joffre Rodrigues e Aluísio Leite Garcia. No elenco: Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Ivan Cândido, Joel Barcelos e Vanda Lacerda.

Em 1953, estava em voga o realismo socialista, teoria segundo a qual todas as histórias deveriam ter um final positivo ressaltando as conquistas do proletariado. Contra a corrente, o que importava para o dramaturgo era o indivíduo. “Marx que vá tomar banho!” O tema da obsessão retorna agora voltado para a morte. Poderá um enterro de luxo compensar uma vida simples e miserável? “A Falecida” marca o reencontro do teatro de Nelson Rodrigues com o sucesso comercial. Cansado de desagradar às plateias conservadoras, aos críticos e à censura, resolveu agradar a si mesmo e a seu público.

Serviço:

Temporada: 08 de setembro á 02 de dezembro de 2012.
Teatro do SESI-SP – Av.Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)

Novo elenco de “A Falecida” para a turnê “Teatro na Copa do Mundo Brasil 2014” por algumas das cidades sedes dos jogos como Rio de Janeiro, Cuiabá, Recife, Fortaleza e Natal.

Com: Eduardo Silva, Walter Breda, Anamaria Barreto, Alessandro Hernandes, Aline Volpi, Edivaldo Zanotti, Willians Mezzacapa, Vivi Masolli e Vladimir Camargo.

Programa - Rio de Janeiro
« 2 de 7 »

Copyright © Arquivo Lucelia Santos - 2004/2020
Web Designer: João Rocha